quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Lançamento em DVD-Bandido da Luz Vermelha

Nessa última segunda 17,teve o lançamento do DVD de O Bandido da Luz Vermelha,a obra-prima de Rogério Sganzerla,no Espaço Unibanco.
Contando com a presença da musa Helena Ignez(viúva do diretor),do diretor de fotografia Carlos Ebert(que fez a câmara no filme,a fotografia é do alemão Peter Overbeck,antigo diretor de arte da Vera Cruz)e também com o diretor e redentor do cineclubismo paulista Carlos Reichenbach na banca.
Foi emocionante rever o filme mais uma vez em tela grande,devido ao magnífico restauro dos Estúdios Mega.
Pra quem não conhece,O Bandido... é uma obra seminal,totalmente á frente de seu tempo.
Filme anárquico,iconoclasta,a primeira grande declaração de amor e príncipios de Sganzerla ao cinema.
O filme está correndo vários festivais mundo afora(só este ano esteve em Turim e na Nova Zelândia),em breve indo para Seul.
Bom que se redescubra o Bandido...,filme essecial,talvez o mais importante de nossa cinematografia.
O DVD,parceria da Mercúrio Produções,dos Estúdios Mega, é distribuído pela Versátil, com fundamental apoio da Cinemateca Brasileira.
Contém ótimos extras:entrevistas com Helena Ignez,Ebert e o crítico Inácio Araújo;o trailer original,e principalmente dois curta-metragens:Documentário(raro primeiro filme de Sganzerla)
e B-12(feito em parceria com Sylvio Renoldi,montador de O Bandido...),em 2001,pouco antes da derradeira obra-prima O Signo do Caos.
Também constam no DVD o manifesto escrito por Sganzerla á época do lançamento do filme(1968)e um texto assinado por Bill Krohn,crítico da Cahiers du Cinema,exaltando a importância e genialidade da obra.
Documento histórico,início de um último grande cinema brasileiro.
Rogério deve estar feliz.

Nenhum comentário: