sábado, 2 de fevereiro de 2008

Dassin

Jules Dassin nasceu no ano de 1911 em Middletown,Connecticut,EUA.
Filho de judeus russos,construiu brilhante trajetória como realizador no cinema.
Após alguns anos no teatro ídiche,sua estréia deu-se com o curta THE TELL-TALE HEART,em 1941.Na década de 1940,fez ainda sete longas para a Metro,dentre os quais:BRUTALIDADE(1947),com Burt Lancaster e Hume Cronyn e CIDADE NUA(1948),com Gene Tierney e Richard Widmark.
Mas foi na França,onde radicou-se devido ás perseguições do macarthismo,que realizou sua obra-prima:RIFIFI,em 1955,que lhe rendeu o prêmio de direção em Cannes,muito em parte pela magnífica sequência do assalto a joalheria.Uma espetáculo de mise-en-scene,em quase 30 minutos de silêncio.
Jean Servais tem uma das maiores interpretações masculinas do cinema,como o gângster trágico e decadente Tony le Stéphanois.
Dassin ainda interpreta o especialista em cofres italiano,sob o pseudônimo de Perlo Vita.
Fixando trabalho na Europa,realizaria NUNCA AOS DOMINGOS(1960)onde dá início a uma parceria que se estenderia por toda a vida,além das telas,com a musa grega Melina Mercouri.
No filme,Dassin intepreta o professor americano Homer Thrace,que,de férias na Grécia,acaba se encantando com a prostituta Ilya(Mercouri),que trabalha com alegria todos os dias no porto de Pireus,menos aos domingos;dia de ver as tragédias gregas no teatro.
TOPKAPI,brilhante comédia de 1964,faz alusão a Rififi,sob a premissa de mais um roubo milaborante,em nova sequência milaborante.
Dessa vez o objeto de desejo é uma adaga encrustada de diamantes em um museu de Istambul.
Melina Mercouri e Maximillian Schell interpretam os mentores da guangue de assaltantes, escorados pelo ótimo Peter Ustinov,como um idiota infiltrado pela polícia turca.
O grande Akim Tamiroff também se destaca,como um cozinheiro permanentemente bêbado.
Voltando a filmar nos Estados Unidos em 1968,seguiram-se mais cinco filmes,até sua derradeira obra CÍRCULO DE DOIS AMANTES,em 1980.

Um comentário:

blogdopitol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.